Visão Cristã do Superman

Visão Cristã do Superman


O Superman, super homem ou homem de aço é um super herói criado em 1938 pela dupla Joe Shuster e Jerry Siegel pela DC comics.

Podia estar aqui extensamente a descrever-vos a jornada do Homem de Aço nas suas muito aparições e desenvolvimentos nas comics e nas diversas mídias, como séries de TV e cinema. Mas, como este blog é dedicado à espiritualidade cristã, vou mostrar uma visão cristã do personagem. 
Ou seja, o modo como o Superman pode ser considerada uma figura messiânica de salvação, uma figura de Jesus Cristo.

"Desceu dos Céus"


Tal como afirmamos no Credo, para nossa Salvação, Deus assumiu a nossa humanidade ao encarnar no seio da Virgem, ou seja, "desceu dos céus".
De modo análogo, Kal-El (nome kryptoniano) é enviado para a terra, "desceu dos céus" pelos seus pais Jor-El e Lara Lor-Van para fugir à destruição do seu planeta Krypton. 



Não foi para nossa salvação, do gênero humano, que "desceu",  mas para a sua própria sobrevivência e continuidade da sua espécie, kryptonianos, em via de extinção.
Por isso, Jor-El envia o seu filho à terra para ser criado como humano por pais humanos, que o adotaram, como sinal de esperança para o futuro da sua espécie.

Faz prodígios

Jesus foi enviado para anunciar a boa nova aos pobres, para proclamar a liberdades aos presos, para recuperar a visão aos cegos, para libertar os oprimidos e para anunciar o ano da graça do Senhor. Cumprindo os requisitos que o profeta Isaías descreve.
Essa realização manifestou-se nos muitos milagres e sinais que o Filho de Deus encarnado faz ao longo da sua vida pública.
Da maneira semelhante e análoga, Clark Kent (nome humano de Kal-El), por conta da sua anatomia kryptoniana em contacto com os raios solares, desenvolveu capacidades sobrenaturais que pôs a render para o bem da humanidade. 




Por nós padeceu e ressuscitou

Toda a vida de Jesus foi em caminho para o seu sacrifício, ato voluntário de um amor extremo por cada um nós, para nos libertar do pecado e da morte.
O sacrifício este que se cumpriu na crucificação do calvário. 
Mas a morte não tem a última palavra. 
Com a Sua morte, o Filho resgata aqueles que morreram desde o inicio e abriu-lhes a porta da Beatude Eterna, e ressuscita de forma gloriosa e nova, para que toda a humanidade, pela sua natureza humana fosse recebida no esplendor da divindade.
Kal-El ao longo de toda a sua carreira enfrentou diversos inimigos e vilões da humanidade, desde Lex Luthor, Zod, Brainiac,...
Um dos mais poderosos, nos primeiros anos, foi certamente Doomsday.
E por amor à humanidade, Clark sacrifica-se, morrendo e destruindo Doomsday.
Mas, ele é trazido de volta para continuar a batalhar contra os seus inimigos.



Valores cristãos

Superman é conhecido como o escudeiro azul, por incorporar em si diversos valores cristãos.
Valores esses como a politica de não matar, de honestidade, de ingenuidade e de autenticidade.
Por isso, Clark Kent que "desceu dos céus" e na sua condição decidiu voluntariamente salvar a humanidade com sacrifício das forças do mal.
Sendo por isso, uma figura messiânica e de esperança.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O ateísmo de Deus

Escritos de Maria Valtorta