Canonicidade do Evangelho de Mateus

 Canonicidade do Evangelho de Mateus



A Bíblia é um dos livros mais lidos e interpretados ao longo da História.

Mas, poucas pessoas refletem verdadeiramente sobre a maneira como esses livros foram considerados como que sagrados ou canónicos pelas primeiras comunidades cristãs.

Afinal, porque temos esses quatro evangelhos e não outros? Como o evangelho de Tomé ou o de Pedro?

As primeiras comunidades cristãs consideravam os livros do Antigo Testamento como Sagrada Escritura e os liam em suas assembleias religiosas. 

Os Evangelhos, que continham as palavras de Cristo e a narrativa da Sua vida, logo desfrutaram da mesma autoridade que o Antigo Testamento.

Um livro era reconhecido como canônico quando a Igreja o considerava Apostólico e o lia nas suas assembleias. Portanto, para estabelecer a canonicidade do Evangelho segundo São Mateus, devemos investigar a tradição cristã primitiva quanto ao uso que foi feito deste documento e por indicações que provassem que ele era considerado Escritura da mesma maneira que os Livros do Antigo Testamento .


Os primeiros vestígios que encontramos não são indubitáveis, porque os escritores pós-apostólicos citaram os textos com certa liberdade e principalmente porque é difícil dizer se as passagens assim citadas foram retiradas da tradição oral ou de um Evangelho escrito.

 O primeiro documento cristão cuja data pode ser fixada com relativa certeza (95-98) é a Epístola de São Clemente aos Coríntios. Ela contém ditos do Senhor que se assemelham muito aos registrados no Primeiro Evangelho (Clemente, 16:17 = Mateus 11:29 ; Clem., 24:5 = Mateus 13:3 ), mas é possível que sejam derivados da pregação apostólica, pois, no capítulo xiii, 2, encontramos uma mistura de frases de Mateus, Lucas e uma fonte desconhecida. 

Novamente, notamos uma mistura semelhante de textos evangélicos em outras partes da mesma Epístola de Clemente , na Doutrina dos Doze Apóstolos , na Epístola de Policarpo e em Clemente de Alexandria . Não podemos afirmar se esses textos foram assim combinados na tradição oral ou se emanaram de uma coleção de declarações de Cristo .

 

As Epístolas de Santo Inácio ( martirizado entre 110 e 1117) não contêm nenhuma citação literal dos Livros Sagrados; no entanto, Santo Inácio tomou emprestadas expressões e algumas frases de Mateus ("Ad Polyc.", 2:2 = Mateus 10:16 ; "Efésios", 14:2 = Mateus 12:33 , etc.). Em sua "Epístola aos Filadelfos" (v, 12), ele fala do Evangelho no qual se refugia como na Carne de Jesus ; consequentemente, ele tinha uma coleção evangélica que considerava como Escritura Sagrada, e não podemos duvidar que o Evangelho de Santo Mateus fizesse parte dela.

Na Epístola de Policarpo (110-17), encontramos várias passagens de São Mateus citadas literalmente (12:3 = Mateus 5:44 ; 7:2 = Mateus 26:41 , etc.).

A Doutrina dos Doze Apóstolos ( Didaquê ) contém sessenta e seis passagens que lembram o Evangelho de Mateus; algumas delas são citações literais (8:2 = Mateus 6:7-13 ; 7:1 = Mateus 28:19 ; 11:7 = Mateus 12:31 , etc.).

Na chamada Epístola de Barnabé (117-30), encontramos uma passagem de São Mateus (xxii, 14), introduzida pela fórmula bíblica, os gegraptai , que prova que o autor considerava o Evangelho de Mateus igual em termos de autoridade aos escritos do Antigo Testamento .

O "Pastor de Hermas" tem várias passagens que guardam grande semelhança com passagens de Mateus, mas nenhuma citação literal delas.

No seu "Diálogo" (xcix, 8), São Justino cita, quase literalmente, a oração de Cristo no Jardim das Oliveiras, em Mateus 26,39-40 .

Um grande número de passagens nos escritos de São Justino relembram o Evangelho de Mateus e provam que ele o classificou entre as Memórias dos Apóstolos que, segundo ele, eram chamadas de Evangelhos (I Apol., lxvi), eram lidas nos serviços da Igreja (ibid., i) e, consequentemente, eram consideradas Escritura.

Em seu Apelo aos Cristãos 12.11 , Atenágoras (177) cita quase literalmente frases tiradas do Sermão da Montanha ( Mateus 5:44 ).

Teófilo de Antioquia (Ad Autol., III, xiii-xiv) cita uma passagem de Mateus (v, 28, 32) e, de acordo com São Jerônimo (In Matt. Prol.), escreveu um comentário sobre o Evangelho de São Mateus.

Encontramos nos Testamentos dos Doze Patriarcas — redigidos, segundo alguns críticos, por volta de meados do século II — inúmeras passagens que se assemelham bastante ao Evangelho de Mateus (Test. Gad, 5:3; 6:6; 5:7 = Mateus 18:15, 35 ; Test. Joshua 1:5, 6 = Mateus 25:35-36 , etc.), mas o Dr. Charles sustenta que os Testamentos foram escritos em hebraico no primeiro século antes de Jesus Cristo e traduzidos para o grego em meados do mesmo século. Nesse caso, o Evangelho de Mateus dependeria dos Testamentos e não os Testamentos do Evangelho. A questão ainda não está resolvida, mas parece-nos que há uma probabilidade maior de que os Testamentos, pelo menos em sua versão grega, sejam de data posterior ao Evangelho de Mateus; eles certamente receberam inúmeras adições cristãs .

O texto grego das Homilias Clementinas contém algumas citações de Mateus (Hom. 3:52 = Mateus 15:13 ); em Hom. xviii, 15, a citação de Mateus 13:35 é literal.

Passagens que sugerem o Evangelho de Mateus podem ser citadas de escritos heréticos do segundo século e de evangelhos apócrifos — o Evangelho de Pedro, o Protoevangelho de Tiago, etc., nos quais as narrativas, em grande parte, são derivadas do Evangelho de Mateus.

Taciano incorporou o Evangelho de Mateus em seu "Diatesseron".

Para Santo Irineu, o Evangelho de Mateus, do qual ele cita inúmeras passagens, era um dos quatro que constituíam o Evangelho quadriforme dominado por um único espírito.

Tertuliano (Adv. Marc., IV, ii) afirma que o "Instrumentum evangelicum" foi composto pelos Apóstolos , e menciona Mateus como o autor de um Evangelho (De carne Christi, xii).

Clemente de Alexandria ( Stromata III.13 ) fala dos quatro Evangelhos que foram transmitidos e cita mais de trezentas passagens do Evangelho de Mateus, que ele introduz pela fórmula, en de to kata Matthaion euangelio ou by phesin ho kurios .

 

É desnecessário prosseguir com nossa investigação. 

Por volta de meados do século III, o Evangelho de Mateus foi recebido por toda a Igreja Cristã como um documento divinamente inspirado e, consequentemente, como canônico. 

Os testemunhos de Orígenes ("In Matt.", citado por Eusébio, História da Igreja III.25.4 ), de Eusébio (op. cit., III, xxiv, 5; xxv, 1) e de São Jerônimo ("De Viris III.", iii, "Prolog. in Matt.") são explícitos a esse respeito. Pode-se acrescentar que este Evangelho é encontrado nas versões mais antigas: latim antigo, siríaco e egípcio .

 Finalmente, ele está à frente dos livros do Novo Testamento no Cânon do Concílio de Laodiceia (363) e no de Santo Atanásio (326-373), e muito provavelmente estava na última parte do Cânon Muratoriano. Além disso, a canonicidade do Evangelho de São Mateus é aceita por todo o mundo cristão .




Bibliografia

Jacquier, Jacque Eugène. "Evangelho de São Mateus". Enciclopédia Católica. Vol. 10. Nova York: Robert Appleton Company, 1911.

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